OFERTA PÚBLICA EDUCACIONAL E O BACKGROUND FAMILIAR: EVIDÊNCIAS PARA AS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS DE 2000 E 2010
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.36912Palavras-chave:
Capital humano, Oferta educacional, Mobilidade intergeracional educacionalResumo
O estudo busca avaliar a oferta dos serviços públicos educacionais nos ensinos fundamental e médio das microrregiões brasileiras no período de 2000 e 2010, bem como averiguar suas relações com a mobilidade intergeracional educacional. Para tanto, emprega-se duas estratégias empíricas aplicadas aos dados do censo escolar e dos censos demográficos. Na primeira, por meio da análise envoltória de dados (DEA), estima-se o índice de cobertura educacional (ICE), baseado na abordagem de Puig-Junoy (1999). Os resultados sugerem que o nível de cobertura educacional, tanto do ensino médio quanto do fundamental, apresentou uma melhoria no período estudado. A segunda visa aplicar um modelo econométrico embasado em Ferreira e Veloso (2003), no qual sugerem que microrregiões com maior eficiência quanto à oferta pública de educação apresentam maior mobilidade intergeracional educacional.