FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - TRAJETÓRIA RECENTE E CENÁRIOS PARA O FUTURO

Autores

  • Sergio Francisco Piola IPEA
  • Luciana Mendes Servo
  • Edvaldo Batista de Sá
  • Andrea Barreto de Paiva

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.25261

Palavras-chave:

financiamento da saúde, Gasto em Saúde, Financiamento do SUS, Cenários para o Financiamento da Saúde

Resumo

Este artigo apresenta cenários possíveis para o financiamento público da saúde nas próximas décadas. Discute a peculiaridade relacionada ao financia- mento público perpassar por todos os segmentos, público e privados; analisa o fi- nanciamento do SUS, especialmente as repercussões potenciais e reais da Emenda Constitucional 29. Os cenários construídos para o período 2012 a 2030 - pessimis- ta, inercial e otimista - levam em consideração diferentes possibilidades de regu- lamentação da EC 29 e estimativas de crescimento do PIB e das receitas tributá- rias, segundo diferentes elasticidades receita/PIB. Foram consideradas também na construção dos cenários diferentes possibilidades de crescimento e de regulação pública do segmento privado de serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Francisco Piola, IPEA

Técnico de Planejamento e Pesquisa da DISOC/IPEA com experiência na política social em geral e na política de saúde em particular.

Luciana Mendes Servo

Técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Edvaldo Batista de Sá

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Andrea Barreto de Paiva

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Downloads

Publicado

2012-10-08

Como Citar

Piola, S. F., Servo, L. M., Sá, E. B. de, & Paiva, A. B. de. (2012). FINANCIAMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - TRAJETÓRIA RECENTE E CENÁRIOS PARA O FUTURO. Análise Econômica, 30. https://doi.org/10.22456/2176-5456.25261