A IMPORTÂNCIA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS REGIONAIS PARA O FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL

Autores

  • Simone da Silva de Deos Universidade Estadual de Campinas
  • Rubia Cristina Wegner Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.16292

Palavras-chave:

Cooperação financeira regional, Instituições financeiras regionais, Mercosul

Resumo

Nesse trabalho, o objetivo é demonstrar a importância crescente de um conjunto de instituições financeiras no financiamento de investimentos produtivos e do balanço de pagamentos de economias que tomam parte em acordos regionais – tendo como base o caso do Mercosul -, bem como contextualizar a discussão da cooperação financeira no debate sobre integração monetária regional. Na análise macro das economias do Mercosul fica clara sua instabilidade estrutural e a necessidade de reduzi-la para que a própria integração possa avançar. Na perspectiva aqui adotada, a maior coordenação macro, que é de fato um pré-requisito para o avanço da integração, é vista como consequência do aprofundamento da cooperação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone da Silva de Deos, Universidade Estadual de Campinas

Professora Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora e diretora do centro de relações econômicas internacionais (Ceri) do IE/Unicamp.

Rubia Cristina Wegner, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Desenvolvimento Econômico no Instituto de Economia/Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora no centro de relações econômicas internacionais (Ceri) do IE/Unicamp.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Deos, S. da S. de, & Wegner, R. C. (2011). A IMPORTÂNCIA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS REGIONAIS PARA O FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL. Análise Econômica, 29(56). https://doi.org/10.22456/2176-5456.16292