A CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGO PÚBLICO NA GERAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS DESDE O PÓS-GUERRA

Autores

  • Fernando Augusto M. de Mattos

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10809

Palavras-chave:

Emprego público. Países desenvolvidos. Mercado de trabalho. Pleno emprego.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir o papel desempenhado pelo emprego público na criação de postos de trabalho nas principais economias capitalistas desde o pós-Segunda Guerra Mundial. Os dados apresentados revelam que, durante os Anos Dourados do Capitalismo (1945-1973), a expansão do emprego público foi expressiva e decisiva para que os objetivos de pleno emprego fossem atingidos. A partir dos anos 1980, a taxa de crescimento do emprego público desacelerou-se nos principais países desenvolvidos, mas o mesmo ainda teve papel importante para evitar que a crise do emprego que atingiu essas economias fosse ainda mais grave.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Augusto M. de Mattos

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Mattos, F. A. M. de. (2009). A CONTRIBUIÇÃO DO EMPREGO PÚBLICO NA GERAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS DESDE O PÓS-GUERRA. Análise Econômica, 23(43). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10809

Edição

Seção

Artigos