GERAÇÃO, ADOÇÃO E DIFUSÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO – UM MODELO BASEADO EM MARX

Autores

  • Eleutério F. S. Prado

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10694

Palavras-chave:

Progresso técnico. Lei da queda da taxa de lucro. Dinâmica da replicação.

Resumo

O presente artigo, construído a partir de textos de Marx, apresenta um modelo que trata formalmente a geração, adoção e difusão do progresso técnico no modo de produção capitalista. De início, por simplicidade, analisa-se a produção de uma única mercadoria com uma dada técnica. Enfrenta-se, então, a questão da adoção de novas técnicas. A modelagem da difusão é feita por- meio da incorporação ao modelo de uma dinâmica de replicação. Finalmente, a geração continuada de novas técnicas no processo de acumulação é concebida conforme o modelo evolucionário clássico de Duménil e Levy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleutério F. S. Prado

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-08

Como Citar

Prado, E. F. S. (2009). GERAÇÃO, ADOÇÃO E DIFUSÃO DE TÉCNICAS DE PRODUÇÃO – UM MODELO BASEADO EM MARX. Análise Econômica, 20(38). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10694