AS NOVAS REGRAS DE SUPERVISÃO BANCÁRIA DO COMITÊ DA BASILÉIA E SEUS EFEITOS SOBRE OS PAÍSES PERIFÉRICOS

Autores

  • Maria Cristina Penido de Freitas
  • Daniela Magalhães Prates

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10667

Palavras-chave:

Comitê da Basiléia. Supervisão bancária. Crédito bancário.

Resumo

O propósito deste artigo é examinar como as novas regras de supervisão bancária divulgadas pelo Comitê da Basiléia em junho de 1999 devem afetar o acesso dos países periféricos ao mercado internacional de crédito bancário. Nesse sentido, efetua-se um histórico dos esforços efetuados no âmbito do Comitê da Basiléia com vistas a harmonizar e padronizar as regras de supervisão bancária que sejam aplicadas mundialmente por países membros ou não, e analisa-se o novo acordo proposto. Apresentam-se sucintamente as características dos fluxos de crédito bancário destinados aos países periférico nos anos 90, sob a forma de empréstimos ou de securities adquiridas, destacando o comportamento dos bancos internacionais no ciclo de endividamento recente do sudeste asiático. E, finalmente, discutem-se os possíveis efeitos das novas regras de adequação de capital sobre os fluxos de crédito bancário direcionados para esses países.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Penido de Freitas

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Daniela Magalhães Prates

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Freitas, M. C. P. de, & Prates, D. M. (2009). AS NOVAS REGRAS DE SUPERVISÃO BANCÁRIA DO COMITÊ DA BASILÉIA E SEUS EFEITOS SOBRE OS PAÍSES PERIFÉRICOS. Análise Econômica, 19(35). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10667

Edição

Seção

Artigos