A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA INDÚSTRIA NO SUL DO BRASIL E SUA CONVERGÊNCIA

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher UEPG
  • Jandir Ferrera de Lima UNIOESTE
  • Cristiane Fernanda Klein UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.37831

Palavras-chave:

Economia regional, Crescimento econômico, Convergência industrial

Resumo

Este artigo analisa a distribuição espacial do setor secundário na região Sul do Brasil e sua convergência no período de 1985 a 2009. Para seu desenvolvimento, foram calculados indicadores de análise regional e estimados modelos econométricos usando dados em painel. Os resultados mostraram o aumento percentual de microrregiões especializadas na indústria na região Sul e uma distribuição espacial mais homogênea. Na análise quanto à convergência industrial, as condições iniciais e as características estruturais (escolaridade, população, PIB per capita) tornaram-se relevantes na determinação da participação no PIB industrial de cada região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher, UEPG

Professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Jandir Ferrera de Lima, UNIOESTE

Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação Araucária (PR) e do GEPEC/UNIOESTE).

Cristiane Fernanda Klein, UNIOESTE

Acadêmica do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista de iniciação cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPQ).

Downloads

Publicado

2014-03-28

Como Citar

Raiher, A. P., Ferrera de Lima, J., & Klein, C. F. (2014). A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA INDÚSTRIA NO SUL DO BRASIL E SUA CONVERGÊNCIA. Análise Econômica, 32(61). https://doi.org/10.22456/2176-5456.37831

Edição

Seção

Artigos