Estoque de Saúde dos Idosos brasileiros e Fatores Associados:
análise para as doenças diabetes e hipertensão arterial
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.94593Palavras-chave:
Envelhecimento, Doenças Crônicas, Nível Educacional.Resumo
O objetivo deste artigo consiste em analisar, a partir do modelo teórico de Grossman, os fatores associados às prevalências de diagnósticos (ou não) das doenças crônicas diabetes e hipertensão arterial em idosos no Brasil em 2015. Além disso, também avaliar as interações entre o fator educacional (anos de escolaridade), as prevalências e os demais condicionantes que o afetam. Para tanto, utiliza-se a base de microdados de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2015 e o modelo econométrico Probit bivariado. De acordo com os resultados, a troca de refeições por alimentos não saudáveis, o estilo de vida sedentário, a autoavaliação negativa da saúde, a obesidade e ter sido diagnosticado com colesterol aumentam a probabilidade de diagnóstico de diabetes e hipertensão em idosos. Percebe-se, também, a importância da educação devido à forte relação com a produção de saúde dessa população. Os resultados deste trabalho apontam a necessidade do desenvolvimento de estratégias sobre a conscientização do processo de envelhecimento saudável por meio de ações que objetivem disseminar informações sobre comportamentos de risco (obesidade, alcoolismo, tabagismo e alimentação não saudável). Por fim, ressalta-se que políticas voltadas à educação podem ter eficácia para elevar a saúde populacional como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Análise Econômica
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.