Estoque de Saúde dos Idosos brasileiros e Fatores Associados:

análise para as doenças diabetes e hipertensão arterial

Autores

  • José Rodrigo Gobi Universidade Estadual de Maringá.
  • Cássia Kely Favoretto Costa Universidade Estadual de Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.94593

Palavras-chave:

Envelhecimento, Doenças Crônicas, Nível Educacional.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em analisar, a partir do modelo teórico de Grossman, os fatores associados às prevalências de diagnósticos (ou não) das doenças crônicas diabetes e hipertensão arterial em idosos no Brasil em 2015. Além disso, também avaliar as interações entre o fator educacional (anos de escolaridade), as prevalências e os demais condicionantes que o afetam. Para tanto, utiliza-se a base de microdados de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) de 2015 e o modelo econométrico Probit bivariado. De acordo com os resultados, a troca de refeições por alimentos não saudáveis, o estilo de vida sedentário, a autoavaliação negativa da saúde, a obesidade e ter sido diagnosticado com colesterol aumentam a probabilidade de diagnóstico de diabetes e hipertensão em idosos. Percebe-se, também, a importância da educação devido à forte relação com a produção de saúde dessa população. Os resultados deste trabalho apontam a necessidade do desenvolvimento de estratégias sobre a conscientização do processo de envelhecimento saudável por meio de ações que objetivem disseminar informações sobre comportamentos de risco (obesidade, alcoolismo, tabagismo e alimentação não saudável). Por fim, ressalta-se que políticas voltadas à educação podem ter eficácia para elevar a saúde populacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigo Gobi, Universidade Estadual de Maringá.

Economista. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Cássia Kely Favoretto Costa, Universidade Estadual de Maringá.

Economista. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta nível B do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Gobi, J. R., & Costa, C. K. F. (2022). Estoque de Saúde dos Idosos brasileiros e Fatores Associados: : análise para as doenças diabetes e hipertensão arterial. Análise Econômica, 40(81), 403–438. https://doi.org/10.22456/2176-5456.94593

Edição

Seção

Artigos