UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS MACROECONÔMICOS SOBRE O PIB DA POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2014

UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE KEYNES

Autores

  • Alexandre Ottoni Teatini Salles Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Departamento de Economia. Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco). Vitória, Espírito Santo, Brasil.
  • Fábio Henrique Bittes Terra Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.. Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasí- lia, Distrito Federal, Brasil.
  • Reurison dos Santos Coimbra Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.90652

Resumo

Na Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda (1936), Keynes identificou dois principais problemas de uma economia monetária de produção: a dificuldade de alcançar o pleno emprego segundo a concepção clássica de sua época e a extrema
desigualdade de distribuição da renda e da riqueza. Ao longo dos anos 1930, ele desenvolveu propostas de política econômica a serem realizadas com o apoio do Estado, a fim de gerar o pleno emprego, produzir uma melhoria nos padrões de distribuição de renda e atenuar os ciclos econômicos. À luz dessa perspectiva teórica, este artigo visa analisar os impactos macroeconômicos sobre o PIB de dois programas sociais vigentes no Brasil no período de 2004 a 2014: o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, utiliza-se a metodologia de séries temporais de vetor autorregressivo. A partir da análise das funções impulso-resposta, os principais resultados mostram que o PBF impacta positivamente o PIB, porém o BPC não apresenta significância estatística nas funções impulso-resposta, além de pouca relevância na decomposição da variância, apresentando, assim, resultado menos saliente que o PBF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ottoni Teatini Salles, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Departamento de Economia. Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEco). Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Economia e professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Espírito Santo

Fábio Henrique Bittes Terra, Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS). São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.. Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Brasí- lia, Distrito Federal, Brasil.

Doutor em Economia e Professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) e do PPGE-UFU e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Reurison dos Santos Coimbra, Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE). Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Salles, A. O. T., Terra, F. H. B., & Coimbra, R. dos S. (2022). UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS MACROECONÔMICOS SOBRE O PIB DA POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL NO PERÍODO DE 2004 A 2014: UMA INTERPRETAÇÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE KEYNES. Análise Econômica, 40(81). https://doi.org/10.22456/2176-5456.90652

Edição

Seção

Artigos