A CONSTRUÇÃO CIVIL EM MINAS GERAIS: CARACTERIZAÇÃO GERAL, CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL, BARREIRAS À ENTRADA E DESEMPENHO ECONÔMICO

Autores

  • Luciene Pires Teixeira UFV
  • Marcelo José Braga UFV

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.8218

Palavras-chave:

Concentração de mercado, Barreiras à entrada, Desempenho econômico

Resumo

O presente artigo objetiva analisar aspectos da estrutura industrial da construção civil em Minas Gerais. Em particular, investiga-se a concentração de mercado e a margem preço-custo, com vistas a entender a dinâmica competitiva setorial no período mais recente. O conhecimento da organização industrial do setor é importante para a atuação das empresas já existentes e para as potencialmente entrantes no mercado, como também para a intervenção governamental por meio de políticas públicas mais adequadas à realidade das atividades construtivas locais. O estudo se baseia no paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho e utiliza o método empírico proposto por McCloughan e Abounoori (2003) para estimar a concentração industrial. São fornecidas evidências empíricas sobre o grau e a evolução da concentração de mercado por segmento de atividade componente no período 1996-2005. Os resultados obtidos apontam para um elevado grau de concentração na construção civil mineira e ganhos de lucratividade no período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Pires Teixeira, UFV

Economista, Master in Economics pela New School for Social Research (NY – USA), Doutoranda em Economia Aplicada na Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Marcelo José Braga, UFV

Eng. Agrônomo, D.S. em Economia Rural, Pós-Doctor em Economia de Organizações Cooperativas, Universidade da Califórnia (USA).

Downloads

Publicado

2011-07-21

Como Citar

Teixeira, L. P., & Braga, M. J. (2011). A CONSTRUÇÃO CIVIL EM MINAS GERAIS: CARACTERIZAÇÃO GERAL, CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL, BARREIRAS À ENTRADA E DESEMPENHO ECONÔMICO. Análise Econômica, 29(55). https://doi.org/10.22456/2176-5456.8218

Edição

Seção

Artigos