EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SOBRE O BEM-ESTAR ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL

Autores

  • Rayan Wolf Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Matheus Wemerson Gomes Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Erly Cardoso Teixeira Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Angelo Costa Gurgel Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV)
  • Leandro Tamio Marques Higano Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.69795

Palavras-chave:

Programas sociais, Transferência de renda, Consumo, Equilíbrio geral

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar os impactos do Programa Bolsa Família sobre o bem-estar econômico das famílias das regiões brasileiras, divididas em dez classes de renda, com a hipótese norteadora de que a taxa de retorno de cada real transferido para as famílias via Programa Bolsa Família sobre o PIB é positiva e maior do que a unidade. Para alcançar o objetivo proposto, o instrumental analítico utilizado foi o Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG), um conjunto analítico de equilíbrio geral estático, multirregional e multissetorial. Constatou-se que a transferência do governo para as famílias via Programa Bolsa Família possui efeitos diretos mínimos, ainda que eleve o consumo e o bem-estar econômico das famílias das regiões brasileiras, principalmente das classes mais baixas. O programa tem um impacto negativo sobre o preço do fator trabalho, o que tornaria os efeitos do programa brandos a longo prazo, sugerindo que é necessário adotar políticas voltadas ao mercado de trabalho para a manutenção dos resultados do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rayan Wolf, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Formado em Ciência Econômicas (UFMS)

Mestre em Administração (ESAN/UFMS)

Doutorando em Economia Aplicada (DER/UFV) 

Matheus Wemerson Gomes Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011), Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e bacharel em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Integrante do Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia brasileira (PAEG). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua no curso de Ciências Econômicas e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD-UFMS). 

Erly Cardoso Teixeira, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1972), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Agricultural Economics - Purdue University (1987). É professor titular da Universidade Federal de Viçosa desde 1989 e membro do Conselho Editorial da Revista de Economia e Sociologia Rural e Revista de Economia e Agronegócio. Foi Chefe do Departamento de Economia Rural (1996-2000) e Presidente da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural (Sober) (1997-1999). É Membro Acadêmico Titular da Academia Nacional de Economia (ANE). Coordena o Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG). Ministra aulas de Políticas Governamentais Aplicadas ao Agronegócio, na graduação; Política Agrícola e Desenvolvimento, e Modelos de Equilíbrio Geral Computável, na pós-graduação. As áreas de interesse na pesquisa são: política agrícola, crescimento econômico, acordos comerciais.

Angelo Costa Gurgel, Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e pós-doutorado no MIT Joint Program on the Science and Policy of Global Change (2007-2008). Professor Adjunto da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGV), coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio. Livre Docente pela Universidade de São Paulo, foi professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP/USP). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia do agronegócio, política comercial e mudança climática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem de equilíbrio geral, política comercial, política climática, biocombustíveis e mudanças no uso da terra.

Leandro Tamio Marques Higano, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Formado em Ciência Econômicas (UFMS)

Mestrando em Economia Aplicada (DER/UFV)

Downloads

Publicado

2018-11-25

Como Citar

Wolf, R., Pereira, M. W. G., Teixeira, E. C., Gurgel, A. C., & Higano, L. T. M. (2018). EFEITOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SOBRE O BEM-ESTAR ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NAS MACRORREGIÕES BRASILEIRAS: UMA ANÁLISE DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL. Análise Econômica, 36(71). https://doi.org/10.22456/2176-5456.69795