INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NAS REGIÕES BRASILEIRAS: REVISITANDO HIPÓTESES DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO “NATURAL” COM DADOS MUNICIPAIS (1999 A 2011)

Autores

  • Carlos César Santejo Saiani Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia
  • Michele Polline Veríssimo Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.68292

Palavras-chave:

Desindustrialização “natural”, Desenvolvimento, Dados em painel

Resumo

Este artigo investiga a hipótese de desindustrialização “natural” no Brasil, com o objetivo de avaliar a existência e as implicações da relação no formato de um “U-invertido” entre as participações industriais no emprego e no produto e a renda per capita dos municípios brasileiros, segmentados em regiões geográficas. Para isso, são realizadas estimações econométricas em painel por efeitos fixos e pelo método Tobit (robustez). As evidências encontradas não refutam quatro hipóteses levantadas pela literatura: ocorrência do “U-invertido” na relação entre a industrialização (medida pelo emprego e pelo produto) e a renda per capita municipal; redução da participação industrial no emprego em nível de renda inferior ao ponto de retração da participação industrial no produto; queda da participação da indústria no produto nas regiões menos desenvolvidas em níveis de renda inferiores (precoces) ao do Sudeste; e aumento da importância relativa do setor de serviços em detrimento à da indústria. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos César Santejo Saiani, Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IE/UFU). Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EESP/FGV). Possui graduação e mestrado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP/USP). É autor de trabalhos nas áreas de Economia do Setor Público, Economia do Meio Ambiente e Economia Regional e Urbana.

Michele Polline Veríssimo, Instituto de Economia, Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), e Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004, 2010). Atualmente é Professora Adjunto III do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (IEUFU), atuando na área de Microeconomia e Economia Internacional, principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, doença holandesa e desindustrialização, crescimento econômico, padrão de especialização produtiva, estratégias competitivas.

Downloads

Publicado

2018-11-25

Como Citar

Saiani, C. C. S., & Veríssimo, M. P. (2018). INDÚSTRIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NAS REGIÕES BRASILEIRAS: REVISITANDO HIPÓTESES DA DESINDUSTRIALIZAÇÃO “NATURAL” COM DADOS MUNICIPAIS (1999 A 2011). Análise Econômica, 36(71). https://doi.org/10.22456/2176-5456.68292