CLUSTERS, ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS, DISTRITOS INDUSTRIAIS: REFLEXÕES SOBRE AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS

Autores

  • Gláucia Maria Vasconcellos Vale PUC MINAS
  • José Márcio de Castro PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.6760

Palavras-chave:

Aglomerações produtivas locais, Tipologias de análises, Competitividade

Resumo

As reflexões correntes sobre desenvolvimento e competitividade vêm destacando, na temática regional, as aglomerações produtivas. Nesta área, em particular, a literatura é ampla e diversificada, resultante de diferentes vertentes de reflexões. O desconhecimento acerca das diferentes perspectivas aí existentes tem levado a erros de interpretação, a utilização imprecisa de conceitos e a pesquisas empíricas equivocadas. O presente artigo, elaborado a partir de uma ampla análise e revisão crítica da literatura, procura trazer contribuições nesta área. Apresenta, de maneira estruturada, as origens das principais perspectivas teóricas sobre aglomerações produtivas e elabora, a partir daí, uma tipologia de análises na área, destacando: a influência das proposições oriundas da economia regional, da organização industrial e das novas vertentes institucionalistas. Mostra as interações entre competitividade e as distintas abordagens sobre desenvolvimento territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gláucia Maria Vasconcellos Vale, PUC MINAS

1 autor: Gláucia Maria Vasconcellos Vale- Doutora em Administração, com mestrado em Economia Internacional pela Universidade de Paris I (Phantéon/Sorbonne). Professora do Programa de Pós Graduação em Administração da PUC Minas (Mestrado e Doutorado) e consultora. Possui trabalhos publicados no Brasil e no exterior, sobre empreendedorismo, redes organizacionais, competitividade empresarial e desenvolvimento local.

José Márcio de Castro, PUC MINAS

O professor José Márcio de Castro possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo/FEA/USP (1999), mestrado em Administração pelo Centro de Pós Graduação e Pesquisa Em Administração/CEPEAD/UFMG (1989). graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (1983), e Atualmente, é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, ensino, inovação, organizações.

Downloads

Publicado

2010-09-24

Como Citar

Vale, G. M. V., & Castro, J. M. de. (2010). CLUSTERS, ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS, DISTRITOS INDUSTRIAIS: REFLEXÕES SOBRE AGLOMERAÇÕES PRODUTIVAS. Análise Econômica, 28(53). https://doi.org/10.22456/2176-5456.6760

Edição

Seção

Artigos