EMPREGO E DESIGUALDADE DE RENDIMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESTRUTURA DE OCUPAÇÕES

Autores

  • Juliana Jacobowiski Martins Sebrae/SP
  • Marina Silva da Cunha Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.52117

Palavras-chave:

Desigualdade de rendimentos, Diferenciais compensatórios, Mercado de trabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir o emprego e a desigualdade de rendimentos entre as ocupações, buscando identificar também diferenças entre homens e mulheres na estrutura de emprego. Considerando-se a reestruturação ocorrida na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) em 2002, com base na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), as informações desse ano são comparadas às de 2012. O emprego se alterou entre as ocupações, com destaque, de um lado, para o crescimento daqueles ocupados nas ciências e artes e, de outro lado, para a queda do emprego dos trabalhadores agrícolas. Na análise individual de cada determinante, os resultados da pesquisa sugerem queda da desigualdade como um todo e da parcela explicada pela ocupação, que se firma como um dos principais determinantes da desigualdade de rendimentos no Brasil. As mulheres possuem os menores rendimentos e níveis de desigualdade, e, entre as ocupações, há diferenciais maiores entre elas que entre os homens. Por fim, é possível constatar que a queda dos diferenciais de rendimento entre as ocupações ocorreu devido à melhoria em outros determinantes, como a maior homogeneidade no capital humano dos indivíduos, que ficaram mais qualificados, e às quedas dos diferenciais intersetoriais e entre homens e mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Jacobowiski Martins, Sebrae/SP

Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Maringá (2013).

Marina Silva da Cunha, Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Ciências Econômicas na Universidade Estadual de Londrina (1993), doutorado direto em Economia Aplicada na Esalq/USP (1998), pós- doutorado em Economia do Trabalho na Universidade de  Brasília (2006). Professora titular do Departamento de Economia (DCO) e do programa de pós-graduação em Ciências Econômicas (PCE) da Universidade Estadual de Marigá (UEM), onde atual desde 1998.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Martins, J. J., & Cunha, M. S. da. (2017). EMPREGO E DESIGUALDADE DE RENDIMENTOS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESTRUTURA DE OCUPAÇÕES. Análise Econômica, 35(68). https://doi.org/10.22456/2176-5456.52117