FATORES INTERNOS COMO DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: UM ENFOQUE GRAVITACIONAL

Autores

  • Josiane Souza de Paula Universidade Federal de Uberlândia
  • Orlando Monteiro da Silva Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.39299

Palavras-chave:

Comércio internacional, Indicadores de competitividade, Modelo gravitacional

Resumo

A consideração de fatores internos, além das variáveis de fronteira, tem relevância crescente nos estudos acerca do comércio internacional. Diante disso, propõe-se neste estudo uma definição ampliada do conceito de facilitação de comércio que permite avaliar a contribuição de indicadores de competitividade internos das nações sobre os fluxos de comércio internacional. Assim, os objetivos deste estudo são identificar e analisar os efeitos de indicadores de competitividade relativa dos países sobre os fluxos comerciais bilaterais. Os indicadores considerados são: desempenho econômico, eficiência dos governos, eficiência dos negócios e infraestrutura das diferentes nações. Estimam-se equações de gravidade com dados de comércio de 59 países, no período de 1997 a 2011. De maneira geral, os resultados são robustos; em particular, demonstram que o nível de eficiência nos negócios indica maior impacto no comércio, em comparação com os demais indicadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Souza de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2010), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). Atualmente é doutoranda em economia na Universidade Federal de Uberlândia (2017). A linha de investigação atual tem enfoque em economia internacional e agrícola, desenvolvimento econômico e modelos econômicos aplicados.

Orlando Monteiro da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia (1976) e mestrado em Economia Rural (1979) pela Universidade Federal de Viçosa. É PhD em Economia pela North Carolina State University (1990), onde também fez um pós-doutorado (1997). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa, na área de Economia Internacional do Depto de Economia, atuando como orientador nos cursos de pós-graduação em Economia Aplicada, Administração e Economia da UFV. Suas publicações têm sido nas áreas de Economia, com ênfase nas Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, interdependência de mercado e competitividade.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

Paula, J. S. de, & Silva, O. M. da. (2015). FATORES INTERNOS COMO DETERMINANTES DA COMPETITIVIDADE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: UM ENFOQUE GRAVITACIONAL. Análise Econômica, 33(64). https://doi.org/10.22456/2176-5456.39299