FATORES INDUTORES E BARREIRAS PARA O COMÉRCIO DE GÁS NATURAL NO CONE SUL

Autores

  • Edmar Luiz Fagundes de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10738

Palavras-chave:

Energia. Indústria de gás natural. Integração. Energética. Mercosul.

Resumo

Este artigo coloca em evidência os fatores indutores e as barreiras para o comércio de gás natural na região do Mercosul. O artigo mostra que o novo contexto dos mercados energéticos da região é caracterizado pela presença de fatores que são favoráveis a uma maior integração dos mercados gasíferos do Cone Sul. Em particular, a dinâmica industrial atual, marcada pela presença de global players, a convergência das indústrias de gás e eletricidade e a disparidade na dotação dos recursos gasíferos na região são fatores que contribuem para um aumento significativo do comércio intra-regional de gás natural. O artigo analisa os obstáculos para o comércio de gás natural, associados aos custos de transação elevados na indústria de gás natural em geral e ao ambiente econômico regional, que acentuam ainda mais estes custos de transação. Colocamos em tela dois problemas da região que contribuem para a elevação dos custos de transação: i) volatilidade cambial e ii) assimetria regulatória. A última seção do artigo aponta medidas possíveis de serem adotadas pelos governos e empresas no sentido da redução dos riscos no comércio regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmar Luiz Fagundes de Almeida

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-09

Como Citar

Almeida, E. L. F. de. (2009). FATORES INDUTORES E BARREIRAS PARA O COMÉRCIO DE GÁS NATURAL NO CONE SUL. Análise Econômica, 21(39). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10738

Edição

Seção

Artigos