AS RAÍZES CONCEITUAIS DO INERCIALISMO

Autores

  • Valdir Ramalho

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10646

Palavras-chave:

Choque inflacionário. Inflação inercial. Indexação.

Resumo

A tese de que uma elevação geral de preços se perpetua é o núcleo de uma elaborada visão de inflação, o inercialismo. Este artigo levanta as origens dos elementos centrais dessa visão, enfocando trabalhos cruciais de eminentes pesquisadores da inflação entre os inícios dos anos 50 e 80, tais como Franklyn Holzman, James Duesenberry, Gardney Ackley, Charles Schultze, L. Dicks-Mireaux, K. K. F. Zawadzki, Arthur Okun, Georgy Perry, Michael Wächter, Martin Baily, John B. Taylor, James Tobin, e outros. Há aqui uma breve história dos conceitos de choque inflacionário, espiral preços-salários, conflito distributivo, Curva de Phillips, expectativas retrospectivas, contratos justapostos, patamar inflacionário, autoperpetuação da inflação, inércia de preços e salários, e inflação institucionalizada pela indexação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdir Ramalho

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Ramalho, V. (2009). AS RAÍZES CONCEITUAIS DO INERCIALISMO. Análise Econômica, 18(33). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10646

Edição

Seção

Artigos