UMA ANÁLISE DOS EFEITOS ECONÔMICOS DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22456/2176-5456.10524Palavras-chave:
Exportações. Modelo de insumo-produto. Uso de fatores.Resumo
O principal objetivo deste trabalho foi o de analisar os efeitos econômicos de diferentes estratégias de promoção de exportações, associadas aos incentivos à exportação de produtos com maior ou menor valor adicionado. Consideraram-se oito setores da economia brasileira. Agricultura, Mineração, Minerais Não-Metálicos, Bens de Capital (Mecânica, Material Elétrico e Material de Transporte), Químico e Produtos Alimentares Simularam-se aumentos da demanda de exportação destes setores a partir de uma versão agregada da matriz brasileira de insumo-produto, verificando seus efeitos sobre a produção setorial, utilização de insumos importados e absorção de mão-de-obra. O estimulo à exportação do setor Produtos Alimentares apresentou os melhores resultados, em termos dos parâmetros considerados, quando comparado aos outros setores analisadosDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-05
Como Citar
Vieira, W. da C. (2009). UMA ANÁLISE DOS EFEITOS ECONÔMICOS DE ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES. Análise Econômica, 14(25 e 26). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10524
Edição
Seção
Artigos