A TEORIA NEOCLÁSSICA (PURA) E A TEORIA NEO-AUSTRÍACA FRENTE AO LEGADO CARTESIANO

Autores

  • Eleutério F. S. Prado

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10487

Palavras-chave:

Racionalidade. Teoria econômica pura. Processo de mercado.

Resumo

Este artigo foi escrito na suposição de que prestar atenção aos fundamentos filosóficos das teorias econômicas é importante, tanto para compreendê-las, quanto para ter consciência de suas fraquezas e limites. Sob esta orientação, faz-se um esforço para comparar a teoria neoclássica pura e a teoria neo-austríaca, investigando se aceitam ou rejeitam o legado cartesiano. Para caracterizar a teoria neoclássica pura empregam-se textos de Friedrich Hayek. Um resultado importante do artigo consiste em mostrar as diferenças entre os conceitos de equilíbrio adotados pelos dois autores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eleutério F. S. Prado

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-02

Como Citar

Prado, E. F. S. (2009). A TEORIA NEOCLÁSSICA (PURA) E A TEORIA NEO-AUSTRÍACA FRENTE AO LEGADO CARTESIANO. Análise Econômica, 12(21 e 22). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10487