TAMANHO DE ESTABELECIMENTO AGRÍCOLA E PRODUTIVIDADE: UMA ANÁLISE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Paulo D. Waquil

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10485

Palavras-chave:

Produtividade agrícola. Estrutura agrária. Modelos econométricos.

Resumo

O artigo analisa a relação entre tamanho de estabelecimento agrícola e produtividade. Utilizando dados do Censo agrícola de 1985, para o estado do Rio Grande do Sul, a hipótese de uma relação inversa entre as duas variáveis é validada. Tal relação é explicada por diferenças no uso de recursos e no padrão de alocação destes recursos, entre pequenos e grandes estabelecimentos, que é referida como hipótese do modo de produção. Também verifica-se que a produção agrícola exibe retornos constantes à escala, e algumas medidas de política são indicadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo D. Waquil

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-02

Como Citar

Waquil, P. D. (2009). TAMANHO DE ESTABELECIMENTO AGRÍCOLA E PRODUTIVIDADE: UMA ANÁLISE DO RIO GRANDE DO SUL. Análise Econômica, 11(20). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10485