A REESTRUTURAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E O PROJETO NEOLIBERAL PARA O BRASIL

Autores

  • Hoyêdo Nunes Lins

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10458

Palavras-chave:

Transformações. Internacionalização. Crise.

Resumo

São dois os focos de atenção neste artigo. De um lado, abordam-se as transformações em curso no centro do sistema capitalista mundial, vista sem relação com a busca de um novo paradigma industrial e, mais amplamente, com a substituição do fordismo, base da expansão econômica dos países mais industrializados no segundo pós-guerra, por um novo modelo de desenvolvimento. De outro lado, discute-se a estratégia da assim chamada integração competitiva do Brasil na economia mundial, chamando atenção, principalmente, para o risco de uma integração implementada sem as devidas cautelas e salientando que abertura comercial não constitui, por si só, garantia de maior competitividade e muito menos de desenvolvimento sócio-econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hoyêdo Nunes Lins

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

Lins, H. N. (2009). A REESTRUTURAÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E O PROJETO NEOLIBERAL PARA O BRASIL. Análise Econômica, 11(19). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10458

Edição

Seção

Artigos