A DISTRIBUIÇÃO DOS CUSTOS E BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL

Autores

  • Marco Antonio Montoya

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10457

Palavras-chave:

Integração regional. Mercosul. Tarifas.

Resumo

A implementação e viabilização da integração econômica entre países está ligada aos objetivos que perseguem como bloco, e aos ganhos e perdas que cada sócio espera obter neste processo. Assim, este trabalho apresenta como objetivo estudar alguns aspectos sob o marco conceitual da distribuição dos "custos e benefícios" da integração Latino-Americana e do Mercosul, derivados do comércio intra-regional. Discutidos os enfoques metodológicos para visualizar os "custos e benefícios" de um processo integracionista, verificou-se que a relatividade conceitual destas variáveis dependerá da forma de integração escolhida, dos objetivos que se persegue e das características sócio-econômicas de cada país membro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Montoya

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

Montoya, M. A. (2009). A DISTRIBUIÇÃO DOS CUSTOS E BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA REGIONAL. Análise Econômica, 11(19). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10457

Edição

Seção

Artigos