Envolvimento de micoplasmas em vacas com distúrbios reprodutivos

Authors

  • Maria da Graça Fichel do Nascimento Embrapa
  • Flora Helena de Fraitas D'Angelis UNESP
  • Elmiro Rosendo do Nascimento UFF
  • Osvaldo de Almeida Resende UBM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.14821

Keywords:

Mycoplasma, Bovinos, Trato genital, Infertilidade

Abstract

Microrganismos pertencentes ao gênero

 

Mycoplasma têm sido isolados do trato genital e de sêmem bovino, podendo expressar patogenicidade ou não. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de Mycoplasma spp., e comparar com o diagnóstico de três importantes doenças da reprodução, em 14 vacas que apresentavam distúrbios reprodutivos. Foram coletadas amostras de muco vaginal de cada animal, usando-se solução salina tamponada a 0,85% para as coletas, transferindo-se alíquotas simultaneamente para o meio de Hayflick modificado, para isolamento de Mycoplasma spp., e para o meio de Lactopep para diagnóstico da Tricomonose bovina. Também foram coletadas amostras para pesquisa de anticorpos: de muco vaginal em tampão de gaze para a prova de muco aglutinação lenta, para o diagnóstico de Campilobacteriose e amostras de sangue para o teste de soroaglutinação em placa, para o diagnóstico de Brucelose. Das 14 amostras examinadas, oito (57,1%) foram positivas para Mycoplasma spp., e todas (100%) foram negativas para Brucelose, Tricomonose e Campilobacteriose, principais doenças da reprodução, registrando-se a ocorrência de microrganismos do gênero Mycoplasma no trato genital de vacas com problemas reprodutivos, sugerindo-se seus envolvimentos como patógenos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria da Graça Fichel do Nascimento, Embrapa

Flora Helena de Fraitas D'Angelis, UNESP

 

 

Pós-doutoranda, Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus-Jaboticabal, SP.

Elmiro Rosendo do Nascimento, UFF

 

 

 

Departamento de Saúde Coletiva Veterinária e Saúde Pública, Universidade Federal Fluminense (UFF), RJ.

 

Osvaldo de Almeida Resende, UBM

 

 

Curso de Medicina Veterinária, Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Barra Mansa, RJ.

Published

2018-06-27

How to Cite

Nascimento, M. da G. F. do, D’Angelis, F. H. de F., Nascimento, E. R. do, & Resende, O. de A. (2018). Envolvimento de micoplasmas em vacas com distúrbios reprodutivos. Acta Scientiae Veterinariae, 33(2), 195–199. https://doi.org/10.22456/1679-9216.14821

Issue

Section

Short Communication

Most read articles by the same author(s)