Comida, canto e dança: a circulação de dons na festa do gambá para São Benedito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.95382

Palavras-chave:

Festas de santo, São Benedito, Gambá.

Resumo

Este ensaio apresenta uma seleção de imagens produzidas na festividade de São Benedito, em Almeirim/PA, em 2017. A ocasião era a da gravação de um documentário etnográfico sobre a celebração, e algo que chamou atenção foi a centralidade da comida nos ritos que a compõem. Durante dez dias seguidos de festa, observou-se uma sequência de dádivas ritualmente ofertadas e retribuídas no contexto de almoços e jantares promovidos para os foliões de São Benedito por diversos anfitriões. Em troca, os foliões executam músicas genericamente conhecidas como gambá, as quais são acompanhadas por dançarinos e dançarinas vinculadas ao grupo. A cena se repete, invariavelmente, a cada refeição, ao longo de toda a festa, de modo que comida, canto e dança se tornam dons em intensa circulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lima Brasil de Figueiredo, Ufopa

Graduanda em Antropologia.

Luciana Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutora em Ciências Humanas-Antropologia (PPGSA/UFRJ, 2005), mestra em Sociologia (PPGSA/UFRJ, 1997), bacharel em Ciências Sociais (UFRJ, 1994). Professora na Universidade Federal do Oeste do Pará desde 2010, atuando nos cursos de graduação em Antropologia, mestrado em Ciências da Sociedade e doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (Ciências Ambientais). Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA. No Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Território e Novos Direitos na Amazônia, tem pesquisas em andamento sobre memória, conhecimentos tradicionais, patrimônio cultural, direitos coletivos e conflitos socioambientais em comunidades tradicionais afetadas por projetos de desenvolvimento e Unidades de Conservação. Coordena o Programa de Extensão Patrimônio Cultural na Amazônia (Proext/MEC), com atuação na região da Calha Norte desde 2010. De 2001 a 2010 atuou como pesquisadora e gestora de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento de setores ligados ao patrimônio cultural imaterial brasileiro no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Iphan. É autora de publicações sobre patrimônio cultural imaterial, cultura popular, memória, trabalho e conhecimentos tradicionais em  comunidades  amazônicas, bem como de relatórios técnicos, laudos e outros estudos antropológicos em processos de regularização fundiária, disputa territorial e conflito socioambiental.

Referências

ÁVILA, Cristian P. Os Argonautas do Baixo Amazonas. 2016. 423 f. Tese (Doutorado em Antropologia) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2016.

BRAGA, Sérgio Ivan Gil. Festas religiosas e populares na Amazônia: algumas considerações sobre cultura popular. In: BRAGA, Sergio I. G. (Org.). Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2007.

CAVALCANTI, Maria Laura V. C.. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 45, n. 1, p. 37-78, 2002.

NOGUEIRA, Wilson. Festas amazônicas: boi-bumbá, ciranda e sairé. Manaus: Editora Valer, 2008.

VAZ FILHO, Florêncio A. A emergência étnica de povos indígenas no Baixo Rio Tapajós, Amazônia. 2010. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

FIGUEIREDO, V. L. B. de; CARVALHO, L. G. de. Comida, canto e dança: a circulação de dons na festa do gambá para São Benedito. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 20, n. 51, 2019. DOI: 10.22456/1984-1191.95382. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/95382. Acesso em: 18 abr. 2024.