Afinal, isso é antropologia? Uma autoetnografia de experiências (entre o mercado e o público) em antropologia audiovisual aplicada

Autores

  • Luisa Godoy Pitanga Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1984-1191.118991

Palavras-chave:

Autoetnografia. Meio ambiente. Antropologia audiovisual. Participação.

Resumo

O artigo é fruto da dissertação de mestrado Ambientalização, Audiovisual e Desenvolvimento: percursos etnobiográficos (2015), uma autoetnografia sobre os percursos de uma cientista social em uma nova inserção profissional que surge de processos de ambientalização: a consultoria para licenciamento ambiental de grandes empreendimentos energéticos. Essas vivências carregam uma especificidade: o uso do audiovisual como instrumento de pesquisa e de participação pública.

Palavras-chave: Autoetnografia. Meio ambiente. Antropologia audiovisual. Participação.

 

 

After all, is that anthropology? An autoethnography of experiences (between the market and the public) in applied audiovisual anthropology

Abstract: This article is the result of the master's thesis Environmentalization, Audiovisual and Development: ethnobiographical paths (2015), an autoetnography about the routes of a social scientist in a new professional environment that originates from environmentalization processes: the consultancy for the environmental licensing of major energy enterprises. . These experiences bear specificity: the use of the audiovisual as an instrument of research and social participation.

Keywords: Autoetnography. Environment. Audiovisual Anthropology. Participation.

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Referências

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Publicado

2021-10-04

Como Citar

GODOY PITANGA, L. Afinal, isso é antropologia? Uma autoetnografia de experiências (entre o mercado e o público) em antropologia audiovisual aplicada. ILUMINURAS, Porto Alegre, v. 22, n. 57, 2021. DOI: 10.22456/1984-1191.118991. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/article/view/118991. Acesso em: 29 mar. 2024.