Chamada de artigos: Segundo Semestre de 2019 - Edição nº 51 da Revista Iluminuras

2019-04-01

O ato de alimentar-se é uma prática cotidiana e universal dos sujeitos. A reflexão acerca da comida foi delegada desde muito há apenas uma simples degustação, a antropologia a coloca na centralidade de um debate, que a eleva à condição de prato principal, os quais, nesta discussão, envolve, aspectos culturais e identitários, manifestações simbólicas, religiosas, sociais, econômicas e políticas. Assim que refletir a respeito da alimentação está além do pensar apenas sobre o ato de comer, mas, complexificar as ações que elaboram as engrenagens culturais que partilham e dão sentido a sabores, gostos, experiências, sistemas e rituais, até a questão do abastecimento das grandes cidades.

Posto que tal discussão está situada na atualidade do debate antropológico, entende ainda como fundamental, neste aspecto, observar o sentido das interações, trocas sociais e culturais engendradas no ato de nutrir, que reúne sujeitos, ressignifica hábitos e padrões alimentares, reelabora maneiras de fazer e preparar o alimento, tanto em termos de prestígio do masculino e do feminino, quanto na condição de trabalho na cidade e no campo, e, por fim, tais relações também determinam, e, marcam o ritmo da vida cotidiana dos indivíduos, do mesmo modo que estabelecem e assinalam distinções sociais.

 

A chamada propõe reunir artigos, resenhas, entrevistas, traduções, etnografias, ensaios fotográficos que abordem dimensões antropológicas da alimentação no espaço urbano, rural, em grupos tradicionais e atuais a partir de diferentes sistemas, concepções e práticas alimentares.

 

Organizadora:

Juliana Cavilha Mendes Losso (UFSC)

 

 

Diretrizes para Autores: Serão aceitos artigos de autores brasileiros ou estrangeiros, em português, espanhol, inglês, francês e em línguas tradicionais, sendo a correção linguística de responsabilidade do autor. A seleção dos artigos toma como referência sua contribuição à Antropologia Social e áreas afins e, à linha editorial da revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica.

 

Os artigos deverão ser formatados com base nas Diretrizes para Autores disponíveis em: http://seer.ufrgs.br/index.php/iluminuras/about/submissions#authorGuidelines e encaminhados à editoria, através do e-mail: iluminuras@ufrgs.br com cópia para Juliana Cavilha – julianacavilha@gmail.com

Data limite para envio de propostas: 07 de agosto de 2019