Chamada de artigos: HA 62 - História das antropologias do mundo

2020-08-05
Comunicamos à comunidade antropológica uma de nossas próximas chamadas de artigos. Iniciaremos o recebimento de trabalhos para o n. 62 - História das antropologias do mundo em outubro de 2020.
Este número temático pretende contribuir para uma reavaliação do passado da antropologia em sentido lato, compreendendo saberes e práticas etnográficas que antecedem ou complementam a institucionalização científica, caracterizados inclusive por amadorismo e experimentalismo, em contextos diversificados e interconectados. Não se procura apenas proceder à crítica pós-colonial das tentativas de levantamento e análise da variabilidade humana, mas analisar contribuições situadas no seu tempo e o respectivo lugar na dinâmica histórica da antropologia. O número está aberto a estudos de caso focalizados em tradições antropológicas periféricas, exteriores ou descentradas relativamente às chamadas “grandes tradições”: procura-se dar uma atenção particular aos contextos lusófonos e ibero-americanos (incluindo toda a América Latina), considerando não apenas as suas interseções, mas também o facto de serem amiúde excluídos das narrativas historiográficas hegemônicas. Trata-se de uma reflexão comparativa em torno dos antecedentes históricos, nos séculos XIX e XX (até aos anos 70), do paradigma vigente das world anthropologies e da disseminação da praxis antropológica. O campo subdisciplinar é o da história da antropologia, convidando à interdisciplinaridade entre antropologia, história, história da ciência e antropologia histórica e promovendo diálogos através da releitura de textos etnográficos e antropológicos de diferentes locais, tempos e dimensões.
A organização é de Eduardo Dullo (UFRGS), Frederico Delgado Rosa (Universidade Nova de Lisboa – Portugal) e Patrícia Ferraz de Matos (Universidade de Lisboa – Portugal).