A GESTANTE ADOLESCENTE E SEU PARCEIRO: CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO DO CASAL E ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ

Autores

  • Alberto Mantovani Abeche Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Clínica Médica, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Caroline Boito Maurmann Programa de Pós-Graduação em Medicina: Clínica Médica, Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • André Lorscheitter Baptista Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, HCPA, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Edison Capp Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Laboratório de Ginecologia e Obstetrícia Molecular, Centro de Pesquisa, HCPA, Porto Alegre, RS, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Medicina: Clínica Médica, Faculdade de Medicina, UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Gestação, adolescência, parceiro, pré-natal, anticoncepção

Resumo

A gestação na adolescência é um problema mundial. O conhecimento das características do parceiro da gestante adolescente e a compreensão do tipo de relacionamento são fundamentais para que seja possível atuar de forma preventiva. Objetivos: Avaliar as características do relacionamento que deu origem à gestação, o planejamento ou não dessa gestação e a forma pela qual ela foi recebida pela paciente e seu parceiro. Métodos: Participaram deste estudo 309 gestantes com idade até 19 anos, que consultaram no Ambulatório de Gestação na Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi aplicado questionário abordando antecedentes ginecológicos, dados sobre o comportamento sexual da paciente, dados sobre o parceiro atual, a forma como se estabeleceu o relacionamento que deu origem à gestação e a intencionalidade da mesma. Resultados: A idade das pacientes foi de 11 a 19 anos, e a dos parceiros foi de 14 a 62 anos. A gestação foi planejada em 22% dos casos. A gestação foi bem recebida pela paciente em 75,1% dos casos e em 78,1% pelos companheiros. Apenas 32,4% dos casais utilizavam regularmente preservativos. Quando a gestante adolescente e seu parceiro moravam juntos, o
uso regular de preservativo foi de 23,6%; nos casais que moravam separados, esse percentual foi de 42,9%. Conclusões: Programas de prevenção da gestação na adolescência serão mais efetivos se considerarem que a gestante e seu parceiro nem sempre consideram a gravidez um acontecimento indesejável.
Unitermos: Gestação, adolescência, parceiro, pré-natal, anticoncepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-02-05

Como Citar

1.
Abeche AM, Maurmann CB, Baptista AL, Capp E. A GESTANTE ADOLESCENTE E SEU PARCEIRO: CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO DO CASAL E ACEITAÇÃO DA GRAVIDEZ. Clin Biomed Res [Internet]. 5º de fevereiro de 2020 [citado 28º de março de 2024];26(2). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100125

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>