Impacto da orientação farmacêutica no processo de uso de anticonvulsivantes por cuidadores de pacientes pediátricos com epilepsia refratária: estudo de viabilidade
Keywords:
, Farmácia clínica, Pediatria, Epilepsia, Alta hospitalarAbstract
Introdução: O estudo tem por objetivo avaliar o impacto da orientação do farmacêutico sobre o uso correto de anticonvulsivantes administrados por cuidadores de pacientes pediátricos com epilepsia refratária ao tratamento de primeira linha. Métodos: Coorte prospectiva realizada em um hospital no sul do Brasil por 10 meses com todos os cuidadores principais dos pacientes ≤ 18 anos internados na unidade de internação pediátrica, em uso domiciliar de 2 anticonvulsivantes orais ou mais, em que pelo menos um deles necessitava de adequação de forma farmacêutica. O processo de uso dos anticonvulsivantes foi avaliado através do instrumento Medtake Test, que pontua de 0 a 100% o conhecimento e a habilidade do cuidador no processo de uso dos medicamentos, no momento da internação, após a orientação farmacêutica de alta e por contato telefônico uma semana após a alta. Resultados: 25 cuidadores de pacientes pediátricos foram incluídos e 22 completaram o estudo, em razão da perda de acompanhamento no período pós-alta dos pacientes. A média do escore Medtake foi de 77,5% (± 21,3%). Após a orientação farmacêutica, o escore médio aumentou cerca de 15% (p = 0.02). Os principais tipos de erro identificados no estudo foram relacionados à administração dos medicamentos pela sonda, à utilização dos comprimidos sulcados partidos ao meio e à administração dos medicamentos em horários inadequados. Conclusão: A magnitude do efeito positivo atribuível à orientação do farmacêutico foi de 15% sobre o processo de uso de medicamentos. Tal resultado é relevante para validação do Medtake Test no Brasil, além de cálculo amostral para estudos de intervenção sobre serviços farmacêuticos conduzidos no país para essa população.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).