HCPA 48 anos: Destaque na Produção Científica

Autores

  • Jorge Almeida Guimarães Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA) e Centro de Biotecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS. Brasil.
  • Cristina Haeffner Biblioteca do Instituto de Educação e Pesquisa (IEP), Hospital Moinhos de Vento. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Sonia R. Zanotto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – RS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Produção científica, cientometria, HCPA, análise bibliométrica

Resumo

Este artigo ilustra o desenvolvimento das atividades de pesquisa ao longo dos 48 anos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Fundado em 1971, o HCPA começa a atuar em pesquisa em 1974, data dos primeiros artigos indexados nas bases internacionais. O estudo abrange um período de 44 anos, de 1974 a 2018, para o qual foram levantados os artigos científicos publicados em periódicos indexados na base Web of Science por pesquisadores do próprio hospital, da Faculdade de Medicina e de outras unidades da UFRGS associados aos projetos de pesquisa do HCPA. O artigo resulta de um estudo cientométrico, sendo para tanto realizadas análises de indicadores bibliográficos, como produção total de artigos científicos experimentais, artigos de revisão e artigos completos em eventos (proceedings papers). Para facilidade de informação, os termos utilizados pelas bases foram mantidos em inglês ao longo do texto e nas tabelas e figuras. Um total de 6.383 documentos desses três tipos de artigos foi publicado no período. Mostra-se também a evolução temporal dessa produção. Foram ainda levantadas as principais áreas de pesquisa, as palavras-chave dos artigos, as revistas, a colaboração internacional e menção aos trabalhos mais citados. Ao longo do estudo foi possível verificar que alguns pesquisadores, autores de trabalhos significativos, não indicam nos artigos sua vinculação ao HCPA e recomenda-se uma orientação do GPPG sobre o assunto.

Palavras-chave: Produção científica; cientometria; HCPA; análise bibliométrica

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

1.
Guimarães JA, Haeffner C, Zanotto SR. HCPA 48 anos: Destaque na Produção Científica. Clin Biomed Res [Internet]. 25º de março de 2020 [citado 19º de abril de 2024];39(4). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98945