Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência: Panorama do triênio 2015-2016-2017

Autores

  • Stephanie Zunino Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Fernanda Rohrsetzer Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-4332-6938
  • Flávia Moreira Lima Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Juliana Unis Castan Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Psicodiagnóstico, avaliação psicológica, unidade de internação psiquiátrica, infância, adolescência

Resumo

Introdução: A internação psiquiátrica é um recurso terapêutico utilizado para a estabilização dos sintomas, contenção de riscos, elucidação diagnóstica e planejamento terapêutico. O psicodiagnóstico permite acesso a questões emocionais e cognitivas do indivíduo. Objetiva-se apresentar um panorama referente à realização de psicodiagnósticos em leitos da especialidade da Psiquiatria Infância e Adolescência de um hospital geral nos anos 2015, 2016 e 2017. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, em que foram obtidas informações a partir do prontuário eletrônico de pacientes internados em leitos da especialidade. Os dados analisados foram sexo, idade, naturalidade, realização de psicodiagnóstico, motivo e tempo de internação. Resultados: Durante o triênio estudado, houve realização de psicodiagnóstico em 65,1% das internações. Entretanto, constatou-se diminuição estatisticamente significativamente (p=0,006) no número de psicodiagnósticos em relação ao número de internações: 82% em 2015; 63% em 2016; e 53% em 2017. Conclusão: Esta diminuição no número de psicodiagnósticos realizados durante a internação indica que houve uma mudança nesse processo, onde se passou de um período em que a grande maioria das crianças e adolescentes (82%) realizava a avaliação, para um panorama onde metade dos pacientes (53%) realiza o psicodiagnóstico. Esse resultado sugere que estratégias de psicoeducação, voltadas para equipes assistentes, tendo por objetivo otimizar custo-efetividade e qualidade da assistência, levaram esses profissionais a refletirem sobre relevância, riscos e benefícios da realização do psicodiagnóstico durante a internação psiquiátrica de crianças e adolescentes.

Palavras-chave: Psicodiagnóstico; avaliação psicológica; unidade de internação psiquiátrica; infância; adolescência

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Biografia do Autor

Fernanda Rohrsetzer, Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

Neuropsiquiatria

Juliana Unis Castan, Serviço de Psicologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.

R. Ramiro Barcelos, 2350 – Santa Cecília, Porto Alegre – RS; 90035-903, (51) 3359.8507

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

1.
Zunino S, Rohrsetzer F, Lima FM, Castan JU. Psicodiagnóstico na internação psiquiátrica da infância e adolescência: Panorama do triênio 2015-2016-2017. Clin Biomed Res [Internet]. 20º de dezembro de 2019 [citado 29º de março de 2024];39(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/93263