Desempenho acadêmico de doutores egressos do Programa de Pós-Graduação em Medicina Ciências Médicas da Faculdade de Medicina da UFRGS
Keywords:
ensino, pós-graduação, publicações, egressos, doutorado, científico, acadêmico, índice de inserçãoAbstract
Introdução: embora, no Brasil, muito tenha sido feito para estimular a criação e manutenção de programas de pós-graduação ainda há carência de meios para avaliar e para mensurar a evolução profissional dos egressos. O objetivo é compreender a trajetória dos Doutores formados pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Ciências Médicas (PPGCM), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e propor um índice de desempenho acadêmico e de inserção profissional. Métodos: foi realizado um estudo transversal. Foram coletados dados dos Currículos Lattes dos egressos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas (PPGCM), no período de 1987 a 2014. Foram extraídos apenas os dados pertinentes a sua origem, curso de graduação e de mestrado, produção intelectual, inserção acadêmica e a posição profissional. Resultados: foram analisados 324 doutores egressos, 221 eram graduados em Medicina. Foram utilizadas as variáveis: graduação em medicina, vínculo laboral em universidade pública, exerce atividade como orientador em nível de doutorado, exerce atividade como orientador em nível de mestrado, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e possui registro do índice H no currículo Lattes. O coeficiente de determinação (R2) demonstrou que as variáveis incluídas no modelo explicam 99% do modelo hierárquico. Conclusão: os resultados demonstram que os egressos têm contribuído para a construção de conhecimento qualificado disseminado em jornais de circulação internacional, formação de recursos humanos, interagir e criar parcerias em seu ambiente de trabalho, gerenciar e repassar o conhecimento, bem como para fomentar o conhecimento na área das ciências médicas com relevância regional, nacional e internacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).