A evolução do diagnóstico da doença mista do tecido conjuntivo

Autores

  • Alana Bazán Corrêa Curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista – IPA, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marianne Schrader de Oiveira Laboratório de Autoimunidade, Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Alessandra Peres Curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista – IPA, Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Doença mista do tecido conjuntivo, revisão, bioinformática

Resumo

A Doença Mista do Tecido Conjuntivo (DMTC) é uma doença autoimune crônica composta por um misto de quatro doenças: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Esclerose Sistêmica, Dermatomiosite/Polimiosite e Artrite Reumatoide. Por se tratar de uma combinação de doenças autoimunes o diagnóstico é bastante complexo. Atualmente existem quatro combinações sugeridas por diferentes autores para a realização de um diagnóstico preciso, são eles: Kasukawa, Alarcón-Segovia e Villareal, Kahn e Appeboom e Sharp. Desde a sua descoberta em 1972 por Sharp, passaram-se 46 anos e desta forma o objetivo desta revisão foi verificar a evolução do diagnóstico da DMTC desde a sua descoberta até a atualidade. Para isso utilizou-se sites de busca PUBMED e SCIELO. Por se tratar de uma doença autoimune que leva ao desenvolvimento de um quadro inflamatório crônico utilizou-se a ferramenta STRING que permite a análise da interação de proteínas. Até a presente data, não existe um consenso de qual critério deve ser usado para o diagnóstico correto e eficiente desta doença. A baixa relação de interações observadas a partir da ferramenta STRING demonstra que ainda não existem dados suficientes na literatura para que a ligação entre proteínas marcadoras e a DTMC possa ser estabelecida.

 

Palavras-chave: Doença mista do tecido conjuntivo; revisão; bioinformática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

1.
Corrêa AB, de Oiveira MS, Peres A. A evolução do diagnóstico da doença mista do tecido conjuntivo. Clin Biomed Res [Internet]. 28º de junho de 2019 [citado 29º de março de 2024];39(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/87201

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)