Síndrome Coronariana Aguda como apresentação atípica do fenômeno de Roubo Subclávio

Autores

  • Gustavo Neves de Araujo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Guilherme Pinheiro Machado Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-5514-2562
  • Luiz Carlos Corsetti Bergoli Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Felipe Homem Valle Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Ana Mazzuca Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rodrigo Wainstein Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marco Vugman Wainstein Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil. Serviço de Cardiologia, Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Porto Alegre, RS, Brasil. Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Síndrome coronariana aguda, angioplastia, síndrome do roubo coronário-subclávio

Resumo

Roubo coronariano da subclávia (RCS) é um fenômeno raro que ocorre em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica com enxerto de artéria torácica interna esquerda (ATIE) e que causa estenose da artéria subclávia ipsilateral e proximal à origem da ATIE. Relatamos o caso de um paciente masculino de 65 anos que apresentou quadro atípico de síndrome do RCS, manifestando-se como síndrome coronariana aguda no pós-operatório de cirurgia vascular.

Palavras-chave: Síndrome coronariana aguda; angioplastia; síndrome do roubo coronário-subclávio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Como Citar

1.
Neves de Araujo G, Pinheiro Machado G, Corsetti Bergoli LC, Homem Valle F, Mazzuca A, Wainstein R, Wainstein MV. Síndrome Coronariana Aguda como apresentação atípica do fenômeno de Roubo Subclávio. Clin Biomed Res [Internet]. 29º de setembro de 2017 [citado 29º de março de 2024];37(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/70780

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)