Qualidade do pré-natal: uma comparação entre gestantes atendidas na Faculdade de Medicina de Barbacena e na Universidade Federal de Juiz de Fora

Fernanda Eduvige Amaral, Paula Oliveira Amarante, Raquel Vilela de Pinho Andrade, Uly Resende, Maria Clara Marangoni, Raquel Cruz, Juliana Barroso Zimmermmann

Abstract


Introdução: A assistência ao pré-natal é fundamental para os resultados perinatais, pois quanto melhor a qualidade do amparo, mais favoráveis são os resultados e menores são as taxas de mortalidade materna e perinatal.

Objetivos: Avaliar a qualidade do pré-natal com base no número de consultas e na idade gestacional no início do pré-natal, através da criação de um modelo experimental baseado na assistência clínica e na realização de exames complementares.

Métodos: Estudo de corte transversal, em que foram analisados 150 prontuários de gestantes atendidas no Serviço de Obstetrícia da Universidade Federal de Juiz de Fora e 51 prontuários de gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Cecília no município de Barbacena/MG.

Resultados: Não houve diferenças socioeconômicas, em relação aos aspectos obstétricos, exames complementares, complicações clínicas, obstétricas, nem sorologias para toxoplasmose, sífilis e HIV. Entretanto, o número de consultas, idade gestacional na primeira consulta, exame das mamas, sorologias para rubéola, exame macroscópico dos fluxos genitais, coleta colpocitológica, ganho de peso durante o pré-natal, anemia e a infecção urinária apresentaram diferença significativa.

Conclusão: O pré-natal de Barbacena foi considerado adequado em 78,4% dos casos pelo Índice de Kessner modificado por Takeda (IKMT) e adequado intermediário pelo Índice de Acesso e Assistência ao Pré-natal (IAAPN). Já o pré-natal de Juiz de Fora foi considerado adequado em 77,3% pelo IKMT e adequado superior pelo IAAPN.

 

Palavras-chave: Cuidado pré-natal; gestantes; consultas


Keywords


Prenatal care; pregnant women; medical visits



Copyright (c) 2016 Clinical & Biomedical Research



ISSN: 2357-9730 

http://seer.ufrgs.br/hcpa/

   

  

 

Apoio Financeiro:


 

Licença Creative Commons
The Clinical & Biomedical Research is licenced under Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.