Características Clínicas e epidemiológicas de pacientes com tuberculose na cidade com a maior incidência da doença no Brasil [Clinical and epidemiological characteristics of patients with tuberculosis in the city with the highest incidence of the disease]

Autores

  • Kenia Brum Costa Centro Universitário Metodista IPA
  • Carlos Eduardo Fortes Silva Programa Telela - Alvorada
  • Andreza Francisco Martins Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Palavras-chave:

tuberculose, abandono de tratamento, recidiva da doença

Resumo

Introdução: O controle da tuberculose é um grave problema de saúde pública. É nos países de baixa e média renda, como no Brasil, que ocorre 95% das mortes causadas pela tuberculose. O nosso país está entre as 22 nações que são responsáveis por 80% da população infectada pelo Mycobacterium tuberculosis.

Objetivo: Descrever o perfil dos casos de tuberculose no município de Alvorada, RS e os fatores associados com a recidiva da doença e o abandono do tratamento.

Métodos: Estudo retrospectivo do período de 2008 a 2010 que avaliou o perfil dos novos casos de pacientes com tuberculose no município de Alvorada através da análise de prontuários. A associação entre as variáveis foi determinada pelo teste Qui-quadrado ou Teste Exato de Fisher com auxílio do SPSS 13.0.

Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 37,7 (DP ± 14,8) anos, sendo 73% do sexo masculino. Declararam-se tabagistas 50,6% dos pacientes, 41,6% faziam uso de bebida alcoólica e 20,6% uso de drogas. A forma clínica predominante foi a pulmonar e 41 pacientes apresentaram sorologia positiva para HIV. A cura ocorreu em 75,9% dos casos, 4,6% foram a óbito, 16,6% abandonaram o tratamento. A taxa de recidiva durante o período estudado foi de 6,6% em toda população.

Conclusão: Os resultados ressaltam a importância do correto tratamento da tuberculose visto que a região estudada não atingiu as metas de cura preconizada pela OMS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Francisco Martins, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Resistência Bacteriana, Professora de Microbiologia

Downloads

Publicado

2014-04-03

Como Citar

1.
Costa KB, Silva CEF, Martins AF. Características Clínicas e epidemiológicas de pacientes com tuberculose na cidade com a maior incidência da doença no Brasil [Clinical and epidemiological characteristics of patients with tuberculosis in the city with the highest incidence of the disease]. Clin Biomed Res [Internet]. 3º de abril de 2014 [citado 17º de abril de 2024];34(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/43291