Comportamento Alimentar e Imagem Corporal Entre Estudantes de Nutrição de uma Universidade Pública de Porto Alegre - RS

Autores

  • Cynthia Analía Garcia Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Teresa Gontijo Castro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rafael Marques Soares Faculdade Fátima

Palavras-chave:

transtornos alimentares, comportamento alimentar, imagem corporal

Resumo

Introdução: Transtornos alimentares (TAs) são mais prevalentes em grupos específicos da população. Nutricionistas vêm sendo identificados como grupo vulnerável a esses distúrbios.

Objetivo: Avaliar prevalências de comportamentos alimentares inadequados (CAI) e níveis de insatisfação com imagem corporal (IIC) entre alunos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Métodos: Foram convidados todos os alunos matriculados no curso. Utilizaram-se questionários autoaplicáveis validados para avaliação de CAI (EAT-26) e IIC Body Shape Questionnaire (BSQ). O índice de massa corporal foi calculado a partir das medidas de peso e estatura. Calculadas médias, desvios-padrão e frequências absolutas e relativas. Associações analisadas pelo teste do qui-quadrado, ao nível de P<0,05, utilizando-se do programa SPSS 13.0.

Resultados: Foram estudados 104 alunos, com média etária de 22±4,5 anos e 96,2% do sexo feminino. As prevalências de CAI e de IIC foram de, respectivamente, 11,8% e 13,5%. Observada associação entre CAI e ICC nesta população (X2= 22,85; P=0,000).

Discussão: As prevalências de CAI e de IIC encontraram-se abaixo do esperado, sugerindo menor prevalência de comportamento característico de TA, comparadas a estudantes de Nutrição de outras Universidades. Entretanto, 92,8% das estudantes com IIC eram eutróficas, corroborando com a literatura: a insatisfação surge com a crença de “estar obeso”, apesar da eutrofia.

Conclusão: Na população estudada há preocupação com o corpo, demonstrando a influência da pressão sociocultural nesse grupo, o que é preocupante, pois são futuros nutricionistas que influenciarão na construção de um ideal de corpo de seus pacientes reforçando ou não padrões de beleza impostos pela nossa sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-23

Como Citar

1.
Garcia CA, Castro TG, Soares RM. Comportamento Alimentar e Imagem Corporal Entre Estudantes de Nutrição de uma Universidade Pública de Porto Alegre - RS. Clin Biomed Res [Internet]. 23º de setembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];30(3). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/15660