Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito.

Autores

  • Renata Monteiro Weigert
  • Gabriela Ferronatto Garcia
  • Jéssica de Cássia Nunes Muniz
  • Fabiano Francio
  • Fabricio Fontoura
  • Luiz Alberto Forgiarini Junior

Palavras-chave:

Ventilação não Invasiva, Unidades de Terapia Intensiva, Cuidados Críticos.

Resumo

Introdução: A utilização da ventilação não invasiva (VNI) é importante no tratamento de pacientes críticos internados em unidades de terapia intensiva (UTI), apresentando resultados significativos quando avaliada e instituida no momento adequado. Os benefícios da VNI são evidentes em diferentes etiologia, favorecendo a evolução clínica dos pacientes,e diminuindo  tempo de internação. O uso da VNI como resgate apresenta resultados desfavoráveis, porém o uso de VNI preventiva  ou, facilitadora parece promissor neste cenário. Objetivo: Avaliar as indicações para utilização da VNI em pacientes críticos, identificar, e analisar os desfechos da resposta à VNI,  o tempo de internação, e outros benefícios para estabelecer possíveis desfechos nos pacientes críticos internados nesta unidade. Metodologia: Estudo de coorte retrospectivo, realizado através de análise de prontuários de pacientes maiores de 18 anos, ambos os sexos, admitidos na UTI adulto e submetidos a VNI, no período de agosto de 2018 à agosto de 2019. Resultados: Foram incluídos 114 pacientes, 57% do sexo masculino, com idade de 69 ±13 anos, que ficaram internados por 13,2 ± 11,8 dias, apresentando uma pontuação de SAPS 3 59±14 pontos, sendo a IRpA o motivo do uso de VNI mais frequente, representando 64,9% da amostra, seguido da VNI de forma preventiva após extubação (17,5%). Obtivemos um total de 66,9% de sucesso na utilização da VNI. Conclusão: A  utilização da VNI no perfil dos pacientes críticos internados, apresentaram sucesso para o uso na maioria dos casos, mostrando melhores desfechos clínicos e propiciando diminuir o tempo de internação na UTI, e alta desta unidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-28

Como Citar

1.
Weigert RM, Garcia GF, Muniz J de CN, Francio F, Fontoura F, Forgiarini Junior LA. Utilização da ventilação mecânica não invasiva em pacientes internados na unidade de terapia intensiva adulto: Sucesso, insucesso, motivo da VNI, tempo de internação, alta ou óbito. Clin Biomed Res [Internet]. 28º de junho de 2021 [citado 16º de abril de 2024];41(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/106812