PERICARDITE AGUDA PÓS-INFLUENZA OU PÓS-VACINA ANTIINFLUENZA: ATUALIZAÇÃO

Autores

  • João Otavio Zanettini Departamento de Cardiologia, Faculdade de Medicina, Universidade de Caxias do Sul. Caxias do Sul. RS, Brasil.
  • Jacira Pisani Zanettini Departamento de Cardiologia Pediátrica e Ecocardiografia, Eletrocor Laboratório de Diagnósticos. Caxias do Sul, RS, Brasil.
  • Marco Túlio Zanettini Unidade de Medicina Interna, Hospital Saúde de Caxias do Sul. Caxias do Sul, RS, Brasil.

Palavras-chave:

Pericardite, pericardite idiopática, pericardite viral, vacina antiinfluenza

Resumo

As pericardites com etiologias idiopática e viral se confundem. Nem sempre existem achados clínicos que distinguem uma da outra, e é provável que muitos casos de pericardite idiopática sejam causados por infecções virais não reconhecidas. A influenza, virose que acomete principalmente o trato respiratório, pode também desencadear complicações cardíacas, como miocardites e pericardites. Por sua potencialidade mórbida, tem sido, nos últimos anos, alvo de campanhas nacionais de imunização por vacina. A pericardite pós-influenza e a pericardite pósvacina
antiinfluenza são doenças cada vez mais enfrentadas pelo médico. O presente trabalho objetiva revisar a literatura mundial, fazendo uma atualização do tema delimitado.
Unitermos: Pericardite; pericardite idiopática; pericardite viral; vacina antiinfluenza

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-09

Como Citar

1.
Zanettini JO, Zanettini JP, Zanettini MT. PERICARDITE AGUDA PÓS-INFLUENZA OU PÓS-VACINA ANTIINFLUENZA: ATUALIZAÇÃO. Clin Biomed Res [Internet]. 9º de março de 2020 [citado 28º de março de 2024];24(1). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100890

Edição

Seção

Artigos de Revisão