O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

• O manuscrito não foi publicado ou submetido a outra revista.
  • Os metadados inseridos na submissão devem estar de acordo com as informações do documento principal e da folha de rosto.
  • O arquivo principal está em formato Microsoft Word (.docx)
  • O arquivo principal contém:
    Título (e title no caso do artigo não estar na íntegra em língua inglesa).
    Resumo (e abstract no caso do artigo não estar na íntegra em língua inglesa) conforme normas para autores da seção escolhida.
    Artigo completo de acordo com a seção selecionada.
    Referências.
  • A folha de rosto contém os nomes de todos os autores com suas afiliações (instituições de vínculos) e Orcid, informação de e-mail e telefone do autor correspondente. Inserida a parte como documento suplementar (PDF/ Microsoft Word) apenas.
  • A enumeração das citações e referênciasdo artigo devem estar em sobrescrito e seguir o estilo Vancouver.
  • Quando utilizar figuras, estas devem ser enviadas como suplemento e referenciadas ao longo do texto do artigo. Formato JPG, preferencialmente coloridas, resolução de 300 dpi e não exceder a cinco figuras.
  • Todos os autores leram a versão enviada à revista e estão de acordo com a submissão da mesma.

A Clinical and Biomedical Research adota o estilo Vancouver para publicação de artigos.

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Editorial

Comentário crítico e aprofundado, preparado a convite dos editores e submetido por pessoa com notório saber sobre o assunto abordado. Os editoriais podem conter até 1000 palavras. Esta seção pode incluir o editorial de apresentação da Revista, assinado pelo Editor, além de editoriais especiais, que compreendem colaborações solicitadas sobre temas atuais ou artigos publicados na Revista.

Artigos Especiais

Manuscritos exclusivamente solicitados pelos editores, sobre tema de relevância científica, a autores com reconhecida expertise na área e que não se enquadrem nos critérios de Editorial.

Artigos Originais

Artigos com resultados inéditos de pesquisa, constituindo trabalhos completos que contêm todas as informações relevantes que o leitor possa avaliar seus resultados e conclusões, bem como replicar a pesquisa. A sua estrutura formal deve apresentar os tópicos: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão. A(s) conclusão(ões) deve(m) estar no último parágrafo da Discussão, não sendo necessária uma seção específica. Implicações clínicas e limitações do estudo devem ser apontadas. Para os artigos originais, deve-se apresentar um resumo estruturado (Introdução, Métodos, Resultados e Conclusões) em português e em inglês (Abstract), nos casos em que o artigo não for escrito na sua totalidade na língua inglesa. O Resumo e o Abstract não devem exceder 250 palavras.

Os artigos submetidos nesta categoria não devem exceder 3.000 palavras. Tabelas devem ser incluídas no mesmo arquivo do manuscrito (após as referências) e as figuras devem ser enviadas como documento suplementar em arquivos individuais.

Revisão Sistemática

Máx. 6000 palavras (a partir da introdução)

Resumo não estruturado

Resumo até 200 palavras

Máx. 80 referências

Tabelas inclusas

Figuras em arquivo individual suplementar (se tiver)

Indicação da localização da figura no documento principal.

Comunicações Breves

Comunicações breves são resultados preliminares de pesquisas originais ou estudos mais pontuais que contêm todas as informações relevantes para que o leitor possa avaliar os seus resultados e conclusões, bem como replicar a pesquisa. A estrutura é semelhante a artigos originais; no entanto, o resumo (Português, Espanhol, ou Inglês) não deve exceder 150 palavras e o texto não deve exceder 1.200 palavras. Ter no máximo duas Tabelas ou Figuras.

Artigos de Revisão

Artigos que objetivam sintetizar e avaliar criticamente os conhecimentos disponíveis sobre determinado tema. Devem conter até 6.000 palavras. Esses artigos devem apresentar resumo, não estruturado com número não superior a 200 palavras (exceto revisões sistemáticas – ver estrutura de resumo em ‘Artigos Originais’) e uma lista abrangente, mas preferencialmente não superior a 80 referências.

Relatos de Casos

São artigos baseados em casos peculiares e comentários sucintos sobre a importância do caso em relação ao conhecimento atual na área. Devem conter até 1.000 palavras, com um total de, no máximo, duas tabelas ou figuras e 15 referências, já que o objetivo dos relatos não é apresentar uma revisão bibliográfica.

A sua estrutura deve apresentar os seguintes tópicos: Introdução, explicando a relevância do caso; Apresentação do caso (Relato do Caso) e Discussão. Os relatos de casos devem descrever achados novos ou pouco usuais, ou oferecer novas percepções sobre um problema estabelecido. O conteúdo deve limitar-se a fatos pertinentes aos casos. O sigilo em relação à identificação dos pacientes é fundamental, não devendo ser relatadas datas precisas, iniciais ou qualquer outra informação não relevante ao caso, mas que eventualmente possa identificar o paciente. Os Relatos de Caso devem ter Resumo não estruturado com no máximo 150 palavras.

Relatos de Casos: Imagens em Medicina

Imagens elucidativas
Imagens não usuais
Máx. 500 palavras
5 Referências
2 a 3 imagens
Resolução mín. 300dpi

Seção de Bioestatística

Encerrada a partir do volume 33(3/4) de 2013.

Reaberta a partir do volume 38(3) de 2018

Carta ao Editor

Opiniões e comentários sobre artigo publicado na Revista, sobre temas de relevância científica e/ou observações clínicas preliminares. O texto deve ser breve com, no máximo, 500 palavras. Apenas uma tabela e uma figura são permitidas e, no máximo, cinco referências. Não devem ter resumo.

Seção de Bioética

Encerrada a partir do volume 33(3/4) de 2013.

Reaberta a partir do volume 38(3) de 2018