Educação infantil e a política de fundos: como tem caminhado essa etapa educacional, em especial com a aprovação do Fundeb?

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Fundeb. Qualidade.

Resumo

Este artigo explora resultados parciais de pesquisa interinstitucional sobre a situação da educação básica nos municípios brasileiros. Neste caso, tratamos da situação da educação infantil, primeira etapa da educação básica, e suas relações com o Fundeb. Ao demonstrar o crescimento das matrículas, especialmente na pré-escola, dialogamos com outros aspectos relacionados à qualidade dessa educação. Apesar de um enorme esforço para o aumento da oferta, as desigualdades regionais, étnicas e econômicas persistem. De todo modo, a expressiva ampliação de vagas nos anima a seguir na luta rumo à conquista do Caqi e do CAQ.

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Biografia do Autor

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

José Marcelino de Rezende Pinto é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1982), bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1985), com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989 e 1994). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

Bianca Cristina Correa, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto/SP

Bianca Cristina Correa é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP - (1996), fez mestrado (2001) e doutorado (2006) em Educação na mesma instituição. Atualmente é professora no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP), na área de Políticas e Práticas da Educação Infantil, onde também integra o Programa de Pós-Graduação em Educação. Entre março de 2015 a agosto de 2017 coordenou o curso de Pedagogia da FFCLRP.

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Publicado

2020-10-01

Como Citar

Pinto, J. M. de R., & Correa, B. C. (2020). Educação infantil e a política de fundos: como tem caminhado essa etapa educacional, em especial com a aprovação do Fundeb?. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 10. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/104023

Edição

Seção

Seção Temática - Balanço do Fundeb

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