Lógica do Mercado na Rede Pública Municipal de Manaus/AM

Autores

Palavras-chave:

Educação Pública. Mercado Educacional. Setor Privado.

Resumo

Este artigo objetiva discutir a materialização das políticas neoliberais por meio da implementação do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública de Manaus (PROEMEM), na rede pública municipal de Manaus/AM. O estudo é decorrente de resultados obtidos com a conclusão de dissertação defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, cujo objetivo foi analisar a lógica do mercado na rede de ensino no município de Manaus/AM. Questionam-se as implicações desse processo para a educação nesse município. Trata-se de pesquisa de caráter qualitativo, a partir de uma revisão de literatura, levantamento e análise de documentos primários, no período de 2013 a 2017. Os resultados apontam que existe um inegável movimento em prol de viabilizar a expansão de instituições privadas no setor educacional, que encontram novos nichos de exploração econômica, de maneira a permitir a apropriação privada do bem público, sem, contudo, gerar efetivamente a melhoria da rede escolar pública. A aceitação dessa lógica promove mudanças nas concepções de escola pública, com a incorporação de instituições privadas na rede municipal de ensino.

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Biografia do Autor

Rudervania da Silva Lima Aranha, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM

Rudervania da Silva Lima Aranha é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), Integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas – PPGE e integrante do grupo de pesquisa em políticas públicas (GPPE).

Selma Suely Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus/AM

Selma Suely Baçal de Oliveira é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), com Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Educação, ambos pela Universidade de São Paulo. É professora (Associado 4) da Universidade Federal do Amazonas com atuação no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM, onde orienta discentes de Doutorado e Mestrado. Desenvolve trabalhos no campo das Políticas Públicas e Educação, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação na UFAM.

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Publicado

2021-03-16

Como Citar

Aranha, R. da S. L., & Oliveira, S. S. B. de. (2021). Lógica do Mercado na Rede Pública Municipal de Manaus/AM. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/101356

Edição

Seção

Artigos