Culturas de Responsabilização em Educação Infantil no México

Autores

Palavras-chave:

Educação indígena, Educação Infantil, Política de Linguagem, Burocracia, México.

Resumo

As políticas de responsabilização têm o objetivo de melhorar a qualidade educacional; porém, muitas vezes, interferem na qualidade da educação, inclusive na educação bilíngue. Com base em dezoito meses de trabalho etnográfico em uma pré-escola indígena multisseriada na península de Yucatán, no México, descrevo como Elisa, professora, diretora e zeladora, cumpria as exigentes tarefas administrativas enquanto implementava diferentes programas governamentais que impunham sobre ela uma significativa carga burocrática. Isto também a levava a deslocar sua atenção de uma cultura de responsabilização por ensino-aprendizagem para uma cultura de responsabilização burocrática. Este estudo mostra que a educação infantil em comunidades indígenas no México depende da perspicácia e da preparação de trabalhadores da linha de frente, como professores e supervisores escolares, pois cumprem com habilidade a cultura da responsabilização burocrática imposta pelas políticas governamentais enquanto tentam não sacrificar uma responsabilização frente ao seu próprio dever junto aos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Anzures Tapia, University of Pennsylvania, Philadelphia/PA

Aldo Anzures Tapia é etnógrafo em educação, especializado na implementação de políticas de idiomas e políticas de educação indígena. Atualmente, é consultor no Penn Cultural Heritage Center da Universidade da Pensilvânia. Possui PhD em Linguística Educacional pela Universidade da Pensilvânia e Mestrado em Desenvolvimento Educacional Internacional pela Columbia University.

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Anzures Tapia, A. (2020). Culturas de Responsabilização em Educação Infantil no México. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/99893

Edição

Seção

Antropologia da Educação