Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual

Autores

Palavras-chave:

Universalidade, Ensino, Educação, Unidade, Diversidade.

Resumo

O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Avanço, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São José do Rio Preto/SP

Leonardo Dias Avanço é professor substituto do Departamento de Educação do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de São José do Rio Preto. É Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP - campus de Presidente Prudente. É licenciado em Educação Física (UNITOLEDO) e Filosofia (UNIMES).

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Avanço, L. D. (2020). Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/97408

Edição

Seção

Artigos