Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual
Palavras-chave:
Universalidade, Ensino, Educação, Unidade, Diversidade.Resumo
O objetivo deste artigo é elucidar dois problemas radicais: o primeiro diz respeito aos obstáculos relativos ao reconhecimento da ampliação do conceito de filosofia, enquanto o segundo concerne à retomada da compreensão da natureza específica da atividade filosófica. Abordam-se os conceitos de humanidade e de filosofia em perspectiva uni-versal, bem como a originária função antropológica da docência. Essa abordagem contribui atualmente com o alargamento da liberdade no âmbito da intervenção educativa de professores de filosofia em variados níveis de ensino no Brasil e em contextos similares. Conclui-se com o ensaio de uma síntese das soluções propostas aos referidos problemas.Downloads
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Publicado
2020-07-02
Como Citar
Avanço, L. D. (2020). Problematização do Ensino e da Formação de Professores de Filosofia no Brasil Atual. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/97408
Edição
Seção
Artigos