EJA e Trabalho Docente em Espaços de Privação de Liberdade

Autores

Palavras-chave:

EJA, Espaços de Restrição e Privação de Liberdade, Políticas Públicas, Trabalho de Professores(as)

Resumo

O artigo analisa a tônica de políticas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como foco a modalidade nas unidades penais brasileiras. A partir desse movimento se estabelecem relações com as pesquisas no campo que tratam do trabalho de professores nos espaços de privação e restrição de liberdade. A produção, com abordagem qualitativa, é fruto de estudos bibliográficos e análises documentais. As reflexões apresentadas permitem compreender aspectos das diretrizes educacionais e de estudos na área, articulados às consequências para o trabalho docente, em vista de disputas e consensos produzidos no contexto das reformas neoliberais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cabral, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina (SED), Florianópolis/SC

Paula Cabral está vinculada à gestão do Ensino Fundamental na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Santa Catarina - EPEJA/UFSC.

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP

Elenice Maria Cammarosano Onofre é professora Sênior do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP e integrante do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis/SC

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Pós-doutora pela Universidade do Estado da Bahia. Professora Associada III da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação/CED/UFSC.

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Cabral, P., Onofre, E. M. C., & Laffin, M. H. L. F. (2020). EJA e Trabalho Docente em Espaços de Privação de Liberdade. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96663

Edição

Seção

Artigos