Processos de Afrobetização e Letramento de (Re)Existências na Educação de Jovens e Adultos

Autores

Palavras-chave:

Afrobetização, Letramentos de (Re) Existências, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O trabalho discute as temáticas de educação e processos de ensino-aprendizagem ao longo da vida, tomando como recorte as relações raciais nos contextos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, considerando o que determina a Lei 10.639/03. Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem mista que associa a análise de indicadores, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, além de dados de duas experiências na EJA. Os resultados revelam que a EJA por ser constituída majoritariamente por negros e negras, pode ser entendida como uma ação afirmativa, que busca corrigir distorções e reparar injustiças históricas. Aponta como proposta pedagógica para o ensino e a aprendizagem significativa a associação entre afrobetização e letramentos de (re) existências.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia, Salvador

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação- Campus I. Doutora Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestre Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa Interculturalidades. Gestão da Educação e Trabalho. 

Tânia Regina Dantas, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação- Campus I. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Mestre em Educação pela Université de Paris 8. Líder do Grupo de Pesquisa Formação, Autobiografia e Políticas Públicas.

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Santos, C. L. N. dos, & Dantas, T. R. (2020). Processos de Afrobetização e Letramento de (Re)Existências na Educação de Jovens e Adultos. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/96659

Edição

Seção

Artigos