Crise ecológica e a deserção do espaco comum

Autores

  • Nancy Mangabeira Unger UFBA

Palavras-chave:

Crise ecológica, civilização, Martin Heidegger, educação

Resumo

O presente trabalho tematiza alguns traços marcantes de nosso percurso civilizacional, tais como a desmesura e o individualismo. Tomando como referência a obra de Martin Heidegger e recorrendo à metáfora do deserto a fim de caracterizar nossa atual condição de vida, convida ao aprofundamento da reflexão sobre as condições que a engendraram. Mais do que possibilidades, o desenvolvimento da capacidade de colocar-se à escuta e de restituir aquelas dimensões de nossa humanidade silenciadas no decurso desse processo, assim como a reocupação do espaço comum, apresentam-se nesse contexto como necessidades para a emergência de um habitar genuíno que está sempre ligado a um preservar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nancy Mangabeira Unger, UFBA

Nancy Mangabeira Unger é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora Adjunta I da Universidade Federal da Bahia.

E-mail: nmunger@ufba.br

Arquivos adicionais

Publicado

2009-11-19

Como Citar

Unger, N. M. (2009). Crise ecológica e a deserção do espaco comum. Educação & Realidade, 34(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9542

Edição

Seção

Educação Ambiental