A Educação nas Tramas da Linguagem

Autores

Palavras-chave:

Educação, Linguagem, Acontecimento.

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer à discussão o tema da linguagem a partir da perspectiva hermenêutica inscrita no pensamento heideggeriano. Tendo como fio condutor o método fenomenológico-reconstrutivo, explora algumas possibilidades interpretativas que esta tradição de pensamento oferece para a construção de um diálogo com a educação. Assim, desde uma dobradiça de análise com a educação, busca olhar para a linguagem a partir de seus princípios internos de proliferação e, na contramão das concepções clássicas sobre o tema, expõe a tese de que nada acontece fora da linguagem. Por fim, entende que é na linguagem que moram às possibilidades de instauração de sentido em educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Jonas Sichelero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Junior Jonas Sichelero é doutorando em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Sichelero, J. J. (2020). A Educação nas Tramas da Linguagem. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/94241

Edição

Seção

Artigos