Do Mestre Ignorante ao Iniciador: forma escolar e emancipação intelectual

Autores

Palavras-chave:

Emancipação, Igualdade, Joseph Jacotot, Jacques Rancière, Hannah Arendt.

Resumo

Ao narrar a aventura intelectual de Joseph Jacotot, Rancière escova a história a contrapelo - na bela metáfora benjaminiana -, fazendo ressoar uma voz até então condenada ao esquecimento. Este artigo expõe as formas pelas quais Jacotot opõe o mestre embrutecedor ao mestre emancipador, que verifica no presente a igual capacidade de todos e de cada um para compreender as obras da inteligência humana. Em face dessa dicotomia proponho uma imagem intermediária: a de um mestre iniciador, para quem um processo educativo comprometido com o princípio da igualdade clama tanto pela emancipação intelectual quanto pela transmissão intergeracional de um legado de experiências simbólicas que confere durabilidade a um mundo comum de realizações históricas.

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Biografia do Autor

José Sérgio Fonseca de Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP

José Sérgio Fonseca de Carvalho é professor titular de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Publicado

2020-07-02

Como Citar

Carvalho, J. S. F. de. (2020). Do Mestre Ignorante ao Iniciador: forma escolar e emancipação intelectual. Educação & Realidade, 45(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/91817

Edição

Seção

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