Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária

Autores

Palavras-chave:

Extensão universitária, universidade, metodologia, universidade-sociedade

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar e debater uma proposta metodológica para se pesquisar a extensão universitária nas universidades. Retirou-se esta proposição de um estudo histórico e conceitual acerca das concepções e práticas de extensão. A partir daí, desenvolveu-se uma série de dimensões metodológicas: quem faz extensão; a quem se destina; quais atividades a materializam; que tipo de conhecimento é estendido e quais os objetivos deste processo; porque se faz a extensão; impactos da atividade extensionista; como as atividades são legitimadas; inserção contextual e histórica; e o debate acerca do compromisso social da universidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Coggo Cristofoletti, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Política Científica e Tecnológica e bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela mesma Universidade. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP/Unicamp) e do Grupo de Análise de Política de Inovação (GAPI/Unicamp).

Milena Pavan Serafim, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) –
Brasil. Professora Doutora de Administração Pública da Unicamp. Pesquisadora do Laboratório de Estudos
do Setor Público (LESP/Unicamp) e do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI/Unicamp).

Publicado

2020-02-27

Como Citar

Cristofoletti, E. C., & Serafim, M. P. (2020). Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, 45(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/90670

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)